Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

A inventora adolescente que tenta salvar o Mediterrâneo

Considerada a nova Greta Thunberg, a catalã Olivia Mandle projetou um limpador de plástico marítimo e quer libertar golfinhos cativos

Ela pode ter apenas 15 anos, mas faz sucesso como ativista ambiental na Espanha. Nos últimos 18 meses, Olivia Mandle reuniu 120 mil assinaturas para sua campanha #NoesPaisparadelfines (‘Não é país para golfinhos’), conquistando o apoio de senadores pela mudança na lei e permissão de soltura na natureza dos cerca de 100 golfinhos, orcas e belugas mantidos em cativeiro na Espanha.

Aos poucos, a ativista e também inventora se torna uma espécie de nova Greta Thunberg, a jovem sueca que também desde os 15 luta por políticas de mitigação das mudanças climáticas. O foco de Olivia é mais restrito, porém parece capaz de angariar simpatias mais amplas, pois em vez de discutir políticas e profundas mudanças de mentalidade, aborda ações tangíveis. Inspirada pelo naturalista David Attenborough e a primatologista Jane Goodall, a garota atua com desenvoltura ao lado de conservacionistas com idades para serem seus pais e avós.

Tudo começou ao quatro anos, quando seus pais a levaram para conhecer um delfinário. Fascinada, ganhou outro impulso aos 12, quando visitou uma exposição em Nova York sobre os efeitos devastadores do aquecimento global, relatou ao El País. A seguir, algo mudou. “Acho que foi aquela famosa capa da National Geographic com um enorme saco plástico flutuando na água. Me deixou muito emocionada”, lembrou a jovem, que voltando para casa começou sua jornada como ativista pelos direitos dos animais e por um Mediterrâneo limpo.

Contra os microplásticos

De volta para casa, em Barcelona, ​​​​Mandle começou a descobrir o problema dos plásticos e entendeu o risco ainda maior dos microplásticos. “Queria fazer alguma coisa, então criei o Jelly Cleaner, um aparelho que flutua e coleta essas partículas da superfície do mar”, esclarece. A jovem ativista garante que funciona. Não tanto por sua capacidade funcional, mas por ser uma ferramenta de propaganda da causa. “Se você vai à praia com isso, as pessoas olham para você com estranheza, perguntam e, quando você explica o que é, já está conscientizando sobre como estão nossos oceanos. E é isso que faz a diferença”, argumenta. Amante do Mediterrâneo, onde cresceu, ela não é vista no mar sem seu limpador.

Olivia se tornou uma das mais de 130 embaixadoras do Pacto Climático Europeu da Comissão Europeia e foi reconhecida como uma “jovem inspiradora” pelo Jane Goodall Institute. Não é pouco em um momento que seus inspiradores se aproximam do fim da vida e precisam de sucessores. Attenborough tem 96 anos, e Goodall, 88.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.