Uma nova fake news envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, circula nas bolhas bolsonaristas. Os usuários das redes sociais alegam que o magistrado disse que cassará o presidente Jair Bolsonaro caso ele seja reeleito. As informações são da agência de checagem Aos Fatos.
O fundamento para o disparate foi a votação de 26 de outubro, sobre a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, eleita em 2018. Moraes disse que a Justiça anularia candidaturas que fizerem disparos em massa de mensagens no pleito de 2022. “Esse será um precedente importantíssimo para que a Justiça Eleitoral possa, assim como os outros mecanismos que forem sendo aprimorados, ter mais um instrumento importante e um recado muito claro: se houver repetição, se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado. E as pessoas que assim fizerem irão para a cadeia por atentar contra as eleições e contra a democracia no Brasil”.
Moraes não afirmou em nenhum momento que irá cassar a chapa de Bolsonaro caso ele vença em 2022 dentro das regras agora estipuladas.
Show de desinformação