Ao publicar a imagem de uma idosa, bolsonaristas alegaram que ela teria morrido por falta de água enquanto detida pela Polícia Federal na quadra da Academia Nacional de Polícia (ANP), para onde foram levados os detidos por terrorismo e depredação nas sedes dos 3 Poderes, em Brasília. Após uma breve pesquisa foi possível constatar que a imagem usada veio de um banco de imagens. O caso ganhou repercussão nas redes sociais como notícia e mais ainda enquanto mentira após o desmentido da Polícia Federal (PF), na noite de segunda-feira (9). Por isso, foi escolhida como a Fake News da Semana.
A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia.
— Polícia Federal (@policiafederal) January 10, 2023
A vítima de mentira é Deolinda Tempesta Ferracini, de 80 anos, residente de Vinhedo (SP). A postagem foi desmascarada no perfil Igor Rogh. O registro é do final de 2018, obra do fotógrafo Edu Carvalho empregada em uma peça para celebrar o Dia dos Avós. Conhecida como Dona Deo, na verdade ela faleceu em 10 de outubro, em decorrência de complicações de um AVC.
Fake news bolsonarista! Imagem de idosa que teria morrido no "campo de concentração de Lula" foi retirada de banco de imagens. Mais uma mentira deslavada! pic.twitter.com/R0jDE3upFY
— Sergio Antunes (@SergioA80908400) January 10, 2023
A família de Deolinda repudiou o uso de imagem. Carvalho disse que seu trabalho foi disseminado de modo fraudulento até por parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Não foi a primeira vez que a imagem foi usada de forma indevida. Segundo o fotógrafo, em outra ocasião ela foi apresentada como vítima de covid.
Em 2019 eu fiz uma campanha pro dia dos Avós e hoje acordei com varias fakes news de bolsonaristas usando as fotos do Edu Carvalho de forma maluca dizendo que a Senhora das fotos faleceu! Absurdo!!!
— Igor Rogh (@igorogh) January 10, 2023
📸 @/retrate_seu_encanto pic.twitter.com/VM8OsHJZQL
