Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Adolescentes consomem notícia por Instagram, TikTok e YouTube

A confiabilidade nas fontes de mídias sociais é irregular, mesmo assim metade dos usuários apostam nos canais de sempre nas plataformas

Adolescentes no Reino Unido estão recebendo suas notícias pelas mídias sociais em vez dos canais de notícias tradicionais para se manterem atualizados, descobriu uma pesquisa da Ofcom. Pela primeira vez, Instagram, TikTok e YouTube são as fontes de notícias mais acionadas entre os jovens de 12 a 15 anos. Os insights foram incluídos no relatório de consumo de notícias do órgão regulador no Reino Unido2021/22. O dado é relevante e deve ter eco entre jovens de outros países, como o Brasil.

Yih-Choung Teh, diretor de estratégia e pesquisa do Ofcom, analisou: “É cada vez mais improvável que os adolescentes de hoje peguem um jornal ou sintonizem notícias de TV, preferindo manter-se atualizados percorrendo seus feeds sociais. E enquanto os jovens acham as notícias nas mídias sociais menos confiáveis, eles avaliam esses serviços mais altamente por oferecerem uma variedade de opiniões sobre as histórias atuais do dia”.

De acordo com os números, o Instagram foi o mais popular entre os jovens e foi usado por 29% dos adolescentes, à frente do TikTok e do YouTube, ambos usados ​​por 28%. Notícias ITV, incluindo boletins de notícias regionais ITV foi quarto, enquanto os dois principais canais da BBC, um e dois – historicamente a fonte de notícias mais popular entre esta faixa etária – foi derrubado para o quinto lugar, disse Ofcom. O número de adolescentes que usam esses canais para notícias caiu de quase metade (45%) há cinco anos para cerca de um quarto (24%) agora.

Mas ainda não confiam totalmente…

No entanto, a confiança nas fontes de notícias de mídia social varia – metade dos usuários do YouTube e do Twitter acham que fornecem notícias confiáveis. Apesar de sua popularidade, menos de um terço dos adolescentes (30%) confiam no conteúdo de notícias do TikTok.

A exibição de notícias para BBC One, BBC Two, canal BBC News, ITV e Sky News está agora abaixo dos níveis pré-pandemia, o que a Ofcom disse ser parte de um declínio de longo prazo na exibição de notícias de TV tradicionais. No entanto, as notícias da TV continuam sendo a fonte de notícias mais confiável entre os adultos do Reino Unido, com as mídias sociais consideradas as menos confiáveis.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.