A Alemanha registrou mais de 112 mil casos nessa quarta-feira (19), um novo recorde de diagnósticos positivos no país. Segundo o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, o pico de casos ainda não foi alcançado. Segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI), foram registrados 112.323. Na última sexta-feira (14) o país já havia passado de 90 mil casos diários. A média de casos nos últimos 7 dias é de 75 mil.
O ministro da saúde espera que o pico seja atingido em algumas semanas, considerando que a variante ômicron elevou a taxa de incidência de novos casos para 500 a cada 100 mil. Lauterbach alertou haver risco de lotação nos hospitais e aumento do número de mortos. Ele também acredita que os diagnósticos não relatados sejam 2 vezes maior que os números oficiais. “Acredito que alcançaremos o pico da onda em meados de fevereiro, e então o número de casos poderia cair novamente, mais ainda não alcançamos o pico”, informou Lauterbach à emissora RTL.
Diante da alta de casos, o ministro pediu ao parlamento para que o parlamento decida sobre a introdução da vacinação obrigatória no país. Caso seja aprovado, a medida deve valer a partir de abril ou maio.