Ônibus dos manifestantes foram detidos e listas de passageiros devem ser entregues à PF. Ibaneis está fora do cargo por 90 dias
Em decisão liminar, no início da madrugada desta segunda-feira (9) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por suspeita de envolvimento ou omissão nos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso e sede da alta corte neste domingo (8). As invasões e depredações promovidas por bolsonaristas radicais ocorreram diante de um policiamento insuficiente, inepto e até conivente. Ibaneis é apoiador declarado de Bolsonaro e tinha como secretário de Segurança o ex-ministro da Justiça do ex-presidente, Anderson Torres, que teve sua prisão requerida pela Advocacia-Geral da União (AGU). Brasília está sob intervenção federal na área de segurança e contingentes das policiais de outros estados devem chegar ao DF ainda hoje.
Moraes atendeu a um pedido da AGU e da Polícia Federal (PF). Sua decisão também estabelece que os radicais devem liberar as vias e áreas públicas em todo o território nacional. Seria uma maneira de evitar novas manifestações antidemocráticas violentas como a que ocorreu na tarde deste domingo (8). Com isso, os acampamentos na frentes dos quartéis pedindo intervenção das forças armadas devem ser desmontados pela policias militares dos estados.
Os ônibus que levaram os desordeiros para Brasília também estão apreendidos. A intenção de Moraes é identificar os proprietários dos veículos, quem financiou as caravanas e quem participou das ações violentas cujas imagens correram o mundo. Mais de 300 radicais de extrema direita foram detidos pela Polícia Militar de Brasília, depois que as autoridades resolveram entraram em ação.
O governador Ibaneis Rocha foi afastado por um período inicial de 90 dias a fim de não atrapalhar as investigações. Ele poderá recorrer da decisão. Policiais foram filmados confraternizando com os golpistas enquanto áreas restritas eram invadidas e depredadas. Há imagens circulando em redes sociais que serão usadas nas investigações. Os celulares dos bolsonaristas detidos também devem ser periciados para o devido rastreamento da organização dessa tentativa de golpe contra o governo Lula.
O que MONEY REPORT publicou
- O day after do terrorismo
- Ônibus com manifestantes estão proibidos de entrar no DF
- Caos, bolsa em queda no exterior e o que mais move o mercado
- Líderes mundiais e imprensa internacional condenam golpismo
- ÁUDIO – Secretário de Segurança tranquilizou governador antes dos ataques
- “Não conseguirão destruir a democracia”, afirma Dino
- Bolsonaro tira o corpo fora
- Uma longa cadeia de omissões
- Golpistas saquearam e depredaram obras de arte
- Os atos golpistas em imagens
- AGU pede prisão de Anderson Torres
- Lula decreta intervenção federal no DF
- O radicalismo que parece não ter fim
- Bolsonaristas invadem Congresso, Planalto e STF
- “Tomada do poder só em 2026”, diz Dino
- Bolsonaro ainda se apresenta como presidente nas redes sociais