Item não é considerado seguro para uso doméstico
A partir do dia 30 de abril, a venda de álcool 70% na versão líquida em mercados e farmácias estará proibida em todo o Brasil. A medida, determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), busca reduzir acidentes domésticos, já que o álcool em gel, que continuará disponível, possui a mesma eficácia na limpeza.
Apesar da proibição, os produtos já presentes nas prateleiras dos estabelecimentos poderão ser vendidos até o fim do estoque.
A Anvisa havia autorizado a venda do álcool líquido 70% ao público em geral durante a pandemia de covid-19, mas essa medida temporária se encerrou no dia 31 de dezembro de 2023.
Segundo o Conselho Federal de Química, o álcool em gel é um substituto seguro e eficaz para o álcool líquido 70% na limpeza doméstica. Além disso, outros produtos de limpeza aprovados pela Anvisa também podem ser utilizados.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) se posicionou contra a proibição da venda de álcool 70% na versão líquida, argumentando que a medida vai tirar do consumidor um produto de custo-benefício mais vantajoso.
A entidade afirma que, desde dezembro, vem dialogando com a Anvisa sobre o assunto, devido à alta demanda dos consumidores e à escassez do produto nos supermercados.