Lista é composta por produtos com até 20% de concentração de Ceteareth-20
Após mais de um mês de proibição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu, nesta segunda-feira (20), as pomadas para cabelo que podem voltar ao mercado. A lista é composta por produtos com até 20% de concentração de Ceteareth-20, uma substância emulsionante relacionada ao aumento significativo do risco de cegueira quando usado em altas dosagens.
A substância é amplamente utilizada nas fórmulas de cosméticas para misturar outros ingredientes. No entanto, observou-se que os produtos com altas concentrações de Ceteareth-20 foram os mesmos que causaram os efeitos adversos oculares graves nas pessoas.
As pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos que não foram incluídas à lista da agência continuam com a venda suspensa, considerando os relatos de eventos adversos graves relacionados à intoxicação ocular.
“A Anvisa decidiu manter fora do mercado, como medida de precaução, apenas os produtos que deram causa aos eventos adversos graves, além daqueles cujos processos de regularização sanitária estão em desacordo com as normativas vigentes e os que possuem a concentração de Ceteareth-20 ≥ 20%”, informa a agência.
A lista completa das marcas liberadas nesta segunda está disponível no site da Anvisa, na internet. As que não forem citadas continuam com a venda interditada porque mostraram concentração da substância causadora das irritações oculares.
Proibição
Por precaução, a Anvisa decidiu suspender temporariamente a venda de todas as 3.154 marcas (nacionais e importadas) comercializadas no país diante do aumento de relatos de problemas de saúde causados pelas pomadas.
Alguns consumidores relataram queimaduras nos olhos ao entrar na piscina ou após tomar chuva, fazendo com que a pomada escorresse do cabelo para o rosto.
Entre os eventos relatados por consumidores estão:
- Cegueira temporária (perda temporária da visão);
- Forte ardência nos olhos;
- Lacrimejamento intenso;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Inchaço ocular; e
- Dor de cabeça.