Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Ao antecipar feriados, Covas repete medida que não deu certo em 2020

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (18) que a capital vai antecipar os próximos cinco feriados municipais (dois de 2021 e três de 2022) a partir de sexta-feira (26) da semana que vem para tentar frear o avanço da pandemia do novo coronavírus e aumentar a taxa de isolamento social. As datas alteradas são Corpus Christi (de 2021 e 2022), Dia da Consciência Negra (de 2021 e 2022) e o aniversário da cidade (25 de janeiro) do ano que vem. Covas repete uma estratégia que surtiu pouco efeito no ano passado, quando foram antecipados os feriados da Consciência Negra, de Corpus Christi e da Revolução Constitucionalista – criando um megaferiadão de cinco dias entre 20 e 25 de maio. Naquela vez, a taxa de isolamento na capital variou de 49% a 57% – sendo a última registrada em um domingo e a única vez em que a meta de 55% foi superada.

Além de não reduzir significativamente a circulação de pessoas, a estratégia de Covas impacta diretamente nas atividades e no planejamento das empresas. As companhias precisarão rever calendários de entregas, horas extras, home office, entre outros detalhes financeiros e de recursos humanos. O funcionamento dos bancos, como o pagamento de contas, e as operações da bolsa de valores, também poderão ser atrapalhados.

Para piorar, pode ocorrer o mesma movimentação registrada no Carnaval, quando o ponto facultativo cancelado foi ignorado, com multidões viajando para o litoral e interior, onde ocorreram aglomerações. Nas semanas seguintes, houve um novo aumento do registrado de infecções, criando uma tendência que se mantém na capital paulista desde então.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.