Para atingir a nova geração, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Câmara dos Deputados e, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF), criaram contas oficiais no TikTok, a rede social chinesa que é febre entre os jovens adolescentes, que lançam vídeos de até 60 segundos, geralmente repletos de coreografias musicadas.
“O perfil Supremo no TikTok” é a conta oficial do STF nessa rede social já reúne 4.138 seguidores (4.1k), com o primeiro vídeo publicado em 8 de julho. O perfil da mais alta corte seguirá a linha do didatismo e do humor para explicar o Judiciário as decisões de seus ministros.
O TikTok foi desbravado pelo TSE, que acumula 30,5 mil seguidores e tem um time jovem na comunicação para explicar de maneira simples como funciona o sistema eleitoral brasileiro. O primeiro vídeo é de 10 de março de 2020. Uma das estrelas é o presidente do TSE e ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que convida todos a seguirem o perfil. “Sou jovem há muito tempo”, brinca Barroso, de 63 anos.
Já a conta da Câmara dos Deputados é tímida, com 3,9 mil seguidores. O primeiro vídeo é de 13 de janeiro deste ano. Também aposta no humor para descomplicar os assuntos legislativo e da democracia. O melhor é o mea culpa público sobre os erros dos parlamentares, deixando claro que o Congresso é essencial. O Senado e o Executivo ainda não são poderes tiktokers.
Confira:
STF
TSE
Câmara dos Deputados