Ele substituirá Rosa Weber e cumprirá mandato de dois anos
O ministro Luís Roberto Barroso, 65 anos, toma posse nesta quinta-feira (28.) na presidência do STF. Ele substitui a ministra Rosa Weber, que completa 75 anos na próxima segunda-feira (3). O magistrado assume o comando da Suprema Corte para um mandato de 2 anos. O vice-presidente será o ministro Edson Fachin.
A cerimônia reuniu representantes de diferentes espectros políticos. Entre os presentes estavam petistas, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares que votaram ontem contra a tese da Corte no projeto do marco temporal da terra indígena.
Quem é Luís Roberto Barroso
Nascido em Vassouras (RJ) no dia 11 de março de 1958, Barroso completou 10 anos na Corte em junho deste ano. Ele foi indicado por Dilma para suceder o ministro Ayres Britto. O novo presidente é doutor em direito público pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e professor titular da mesma instituição. Também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro. Em maio de 2020, Barroso assumiu a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O ministro comandou as eleições municipais durante a pandemia da covid-19 no mesmo ano. Durante sua gestão, Barroso enfrentou problemas com Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores em razão da discussão sobre o voto impresso levantada pelo ex-presidente. Ele deixou a presidência em fevereiro de 2022 e foi sucedido por Edson Fachin.
O que MONEY REPORT publicou
- Barroso é eleito presidente do STF
- Barroso descartou urgência em ação contra a reforma no recesso
- Barroso recua e diz que não quis ofender eleitores de Bolsonaro
- Barroso autoriza acesso da PF às provas da CPI da Pandemia
- Barroso autoriza prefeitos oferecerem transporte gratuito na eleição
- Barroso mantém condenações de PMs por massacre do Carandiru