Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Bilionários e capitão: quem são os desaparecidos em submarino

De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, oxigênio da embarcação está acabando e pressa por resgate aumenta

Além de Hamish Harding, um bilionário britânico de 58 anos, outras quatro pessoas estavam a bordo do submarino que desapareceu no domingo (18) enquanto levava turistas para ver o naufrágio do Titanic. Entre elas estão um milionário paquistanês e seu filho, um explorador francês especialista na história do navio e o proprietário da empresa OceanGate, responsável pela viagem.

A imprensa internacional divulgou a identidade dos cinco tripulantes do veículo submersível usado em expedições aos destroços do famoso navio no Oceano Atlântico. O submarino foi lançado na água na manhã de domingo e perdeu o sinal cerca de uma hora e 45 minutos após a submersão.

As equipes de busca e resgate das guardas costeiras do Canadá e dos Estados Unidos estão no terceiro dia de busca. Elas estão trabalhando contra o tempo para localizar o submarino submerso.

O capitão Jamie Frederick, da Guarda Costeira dos EUA, afirmou nesta terça-feira (20), por volta de 14h de Brasília, que se trabalha com a estimativa de que o submarino turístico que sumiu em um passeio nos escombros do Titanic tenha cerca de 40 horas de ar respirável — ou seja, o suficiente até aproximadamente 6h de quinta-feira (22).

Confira os desaparecidos:

Hamish Harding

O bilionário britânico Hamish Harding, de 59 anos, é um dos tripulantes do submarino. Sua presença na expedição já havia sido confirmada na última segunda-feira por um sobrinho nas redes sociais e por uma mensagem do próprio bilionário, de dias antes, que anunciou sua ida à excursão.

Harding é cofundador e presidente da Action Aviation, uma gigante da ind??stria de aviação e aeroespacial do Reino Unido – uma das principais indústrias do país. Aventureiro, o bilionário já fez duas expedições ao Polo Sul, onde atravessou o continente da Antártida, e em 2022 viajou para o espaço em voo da empresa Blue Origin.



Shahzada e Suleman Dawood

O bilionário paquistanês Shahzada Dawood (48) e seu filho Suleman (19) são outros dois passageiros do submarino desaparecido. Dawood é vice-presidente da Engro Corporation, conglomerado de empresas e fundos de investimento – um dos maiores do Paquistão – que atua nas indústrias de fertilizantes, automotiva, energética e de computação. A família vive no Reino Unido e, além de pai e filho desaparecidos, ainda conta com a esposa de Shahzada e um outro filho do casal.



CEO da Ocean Gate

O quarto tripulante do submarino ainda não teve sua identidade confirmada, mas segundo apuração da BBC é possível que seja Stockton Rush, CEO da própria Ocean Gate, empresa responsável pela expedição. O submarino tem lugar para 5 pessoas; 4 destinados à tripulação e 1 ao capitão.



O capitão

Paul-Henry Nargeolet (77) é muito mais do que simplesmente o capitão e condutor do submarino. Ele também é considerado como um dos principais especialistas mundiais do tema da expedição, os destroços do Titanic.

Ex-comandante da Marinha da França, fez a vida como piloto de submarinos e outros veículos submersíveis. Especialista em mergulho profundo, coordenou uma equipe de pesquisa subaquática nos destroços do Titanic para a empresa Grupo E/M. Ele já teria feito mais de 30 expedições aos destroços e participado da recuperação de mais de 5 mil artefatos.



Expedição

A expedição foi organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions. A empresa cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) dos passageiros por um lugar nessa expedição.

Uma grande embarcação sai de Newfoundland, no Canadá, carregando o submarino até a região dos destroços. O veículo não é autônomo e precisa ser transportado na superfície do mar por 643 km até o local.

O grupo chega ao local no Oceano Atlântico e inicia os preparativos para o turismo subaquático.

No dia seguinte, eles iniciam a descida até o Titanic, com a expectativa de levar cerca de duas horas para chegar. No entanto, após uma hora e 45 minutos de descida, o submarino perdeu comunicação.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.