Durante seu discurso, o chefe do Executivo brasileiro também afirmou que os homens teriam que “procurar uma princesa” para conseguirem ser felizes
“Imbrochável” foi a palavra de ordem do presidente da república no dia do bicentenário da independência. Jair Bolsonaro (PL) chama Michelle Bolsonaro, de “princesa”, beija primeira-dama e puxa coro de “imbrochável” para si mesmo. Logo ele, que destinou milhões para a compra de viagra e próteses penianas para as forças armadas.
O presidente Jair Bolsonaro também conclamou os apoiadores a compararem as primeiras-damas, fazendo menção a Michelle Bolsonaro e à mulher de Luiz Inácio Lula da Silva, Janja. Quão machista é um homem sugerir comparar mulheres? Tática clássica. O discurso do presidente pede para homens procurarem “princesas” e mostra a distância com a eleitora que ele precisa buscar.
O presidente, no momento, está no radar das chefes de família, que ganham até dois salários mínimos, e estão na luta para colocar comida na mesa para família. Inclusive, pauta mais urgente do que a da disfunção erétil em evento tão importante quanto o bicentenário da independência.
― Podemos fazer várias comparações, até entre as primeiras-damas. Não há o que discutir. Uma mulher de Deus, da família e ativa na minha vida. Não é ao meu lado, não, às vezes ela está na minha frente. Eu falo aos homens solteiros: procure uma mulher, uma princesa, se case com ela para serem mais felizes ainda — disse o presidente.
Beijinhos aqui e elogios ali, nos bastidores do reinado, momentos antes do início do desfile na Esplanada dos Ministérios, Bolsonaro foi filmado discutindo com Michelle no carro.
TV Brasil registra momento que Jair Bolsonaro discute com a primeira-dama e o segurança tenta impedir a filmagem pic.twitter.com/1pu0TNDKuu
— Luan Borges (@luanborges) September 7, 2022
Mulheres em sua campanha
A campanha de Bolsonaro tenta reverter os danos causados no debate e de declarações agressivas contra mulheres. Uma das estratégias é usar mais a imagem de Michelle, com participações no horário eleitoral e registros do casal. Neste 7 de Setembro, Bolsonaro fez questão de beijar a mulher diante do público.
Bolsonaro enfrenta rejeição do eleitorado feminino e conta com a participação de Michelle, já que a primeira-dama é muito forte entre o público evangélico, para reverter esse quadro.
Diante dessa dificuldade, Bolsonaro registrou dois episódios de ataques a mulheres nas últimas semanas. No debate presidencial, ele não gostou de uma pergunta feita pela jornalista Vera Magalhães, e afirmou que a profissional é uma “vergonha para o jornalismo brasileiro”.
Na terça-feira, ele discutiu com a jornalista Amanda Klein, da Jovem Pan, ao ser questionado sobre a suspeita de que ele e seus familiares compraram imóveis com dinheiro vivo, afirmando que ela havia sido “leviana” e que seu marido votou nele.