O homem da foto que circulou nas redes sociais é o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan
Uma imagem que circula nas redes sociais mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro cumprimentando um homem que está sendo identificado como o líder do Hamas, Ismail Haniyeh. No entanto, a foto é falsa.
A foto original está disponível no Flickr do Palácio do Planalto. O crédito da foto indica que foi tirada por Alan Santos, então fotógrafo da Presidência brasileira. Nela, Bolsonaro cumprimenta o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, em 2021.
Durante a visita, segundo informações do governo brasileiro, Bolsonaro participou de eventos ligados ao setor de tecnologia e assinou acordos e memorandos de entendimento. O presidente brasileiro também presenteou o líder árabe com a Grã-Cruz da Medalha Nacional do Cruzeiro do Sul.
Na época do encontro, o presidente dos Emirados Árabes Unidos era Khalifa bin Zayed al Nahyan — irmão de Mohamed bin Zayed Al Nahyan —, que estava afastado do poder desde 2014, quando sofreu um derrame. Governante interino, Al Nahyan foi alçado à Presidência em maio de 2022, após a morte do irmão.
A imagem falsa foi criada por pessoas que querem associar Bolsonaro a uma organização terrorista. No entanto, não há evidências de que Bolsonaro tenha algum tipo de relação com o Hamas.