Lula viaja nesta sexta (20) para a Península Ibérica a fim de retomar os laços com países da União Europeia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite desta quinta-feira (20) para visita de Estado a Portugal e Espanha, para o relançamento das relações do Brasil com a Europa e a União Europeia (UE). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a previsão é que sejam assinados, pelo menos, 13 acordos com Portugal e quatro com a Espanha, em áreas diversas. Os compromissos em Portugal ocorrem de 22 a 25 de abril e, na Espanha, em 25 e 26 de abril.
Para o Itamaraty, a Península Ibérica é a porta de entrada do Brasil na Europa diante dos vínculos históricos, culturais, políticos e econômicos entre os países. A secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, destacou que Portugal e Espanha são importantes parceiros comerciais fundamentais no estoque de investimentos estrangeiros recebidos no país. A Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás dos Estados Unidos.
Esta é a primeira viagem de Lula à Europa nesse terceiro mandato e a sexta visita internacional do presidente após a posse. Ele já foi à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.
Acordos
De acordo com a Presidência, em Portugal serão firmados memorandos de entendimento e acordos nas áreas de energia e de geologia e mineração; para reconhecimento mútuo das carteiras de motorista; coprodução audiovisual, de saúde com participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); de equivalência de estudos dos níveis fundamental e médio dos dois países. Segundo Maria Luisa, esse acerto é importante para os brasileiros que vivem em Portugal e portugueses moram no Brasil.
Já na Espanha, está em curso um entendimento na área da educação superior para intensificar o intercâmbio e o reconhecimento de estudos de lado a lado. Outro acordo a ser firmado em Madri trata da cooperação entre os ministérios do trabalho de ambos os países. Na área da pesquisa científica, deverá ser assinada uma carta de intenções para coordenação de projetos bilaterais de desenvolvimento e inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas. As áreas são saúde, meio ambiente, mudança climática, transição energética, alimentos, indústria 4.0, produção sustentável, mobilidade e transporte, tecnologias da informação e comunicações. Por último, Brasil e Espanha farão a ratificação de um convênio na área da seguridade social.
A embaixadora destacou que os espanhóis têm todo o interesse de promover uma aproximação maior entre América Latina e União Europeia, em particular com o Brasil. Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos dos 31 países de ambos os blocos para entrar em vigor.