Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil registra primeiro caso de ômicron XE

Paciente é um homem de 39 anos, morador de São Paulo

O Brasil registrou o primeiro caso de covid-19 provocada pela subvariante ômicron XE , potencialmente mais transmissível que outras da mesma cepa. O laudo mostra que o paciente é um homem de 39 anos, que mora na capital paulista. O Instituto Butantan fez a identificação da sublinhagem a partir do sequenciamento genômico. 

A amostra foi coletada há um mês, em 7 de março. O caso é importado, isto é, veio de outro país, com “provável origem” da África do Sul, mostra o laudo. Outro documento, obtido pelo GLOBO, mostra que o Butantan notificou a Rede Cievs na quarta-feira (6) e que o paciente tem esquema vacinal completo. Entre os sintomas apresentados, estão coriza, distúrbios de olfato e de paladar, dor de cabeça, tosse, febre e dor de garganta. Os sintomas começaram em 17 de fevereiro e o homem já está recuperado.

O que é a subvariante XE?

Identificada pela primeira vez no Reino Unido em 19 de janeiro, a XE é uma cepa recombinante que mistura os materiais genéticos da BA.1 (ômicron) e a BA.2, subvariante da ômicron. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que ela pode ser cerca de 10% mais transmissível do que a BA.2. Porém, ainda é necessário descobrir se ela é mais contagiosa ou se provoca sintomas mais graves. Ao todo, mais de 700 casos foram registrados no Reino Unido entre 19 de janeiro e 22 de março.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.