Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasileiros em Gaza ficarão juntos em abrigo esperando a retirada

Ministro Mauro Vieira confirmou reviravolta na manhã desta sexta. Há 34 retidos em Rafah aguardando repatriamento

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira confirmou nesta sexta-feira (10) o fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito – antes que o grupo de 34 brasileiros autorizados a sair pudesse deixar o local. Entre eles, está a família do comerciante o comerciante Hasan Rabee (imagem), que mostra o que acontece na região em vídeos por celular. Ele chegou até o posto de imigração nesta sexta, mas a passagem não foi autorizada.

Vieira afirmou à GloboNews que o grupo de brasileiros e seus parentes permanecerá junto em um abrigo perto de Rafah, na fronteira com o Egito, aguardando a retirada, que pode ocorrer a qualquer momento. Não há previsão para a reabertura da fronteira. Antes, o grupo de 27 brasileiros e 7 palestinos se dividia em três cidades na porção sul de Gaza: Rafah, Khan Younis e Deir el-Balah.

Ainda sem confirmação, circula a alegação que tropas israelenses detiveram duas pessoas que tentavam passar pela fronteira em uma ambulância. As prisões justificariam o fechamento de última hora.

O ministro explicou que existe um acordo entre as partes para a saída dos estrangeiros. Primeiro devem sair as ambulâncias com os feridos graves da Faixa de Gaza para, só depois poderiam sair os estrangeiros.

Após mais de um mês do início do conflito, o grupo havia finalmente recebido autorização para retornar ao Brasil. Vieira explicou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10), que foi informado pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, de que os brasileiros sairiam hoje: “Ontem, ele me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto.”

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.