MONEY REPORT escolheu como Imagem da Semana as captadas por satélite pela empresa Maxar Technologies, divulgadas na segunda-feira (4) pela agência AFP, que mostram a pargtir do alto corpos espalhados por diversos pontos da cidade ucraniana de Bucha, perto da capital do país, Kiev, dias antes da retirada das tropas russas da região. Essas evidências contrariam a versão do Kremlin, que nega a autoria do massacre e diz ter havido manipulação das fotografias exibidas pela imprensa no começo da semana. A reportagem original é do The New York Times, dos Estados Unidos. Os registros foram feitos em março, sendo que o recuo do exército russo ocorreu só no início de abril.
No fim de semana, a descoberta de um grande número de cadáveres de civis em Bucha gerou uma onda de indignação. Países ocidentais acusaram as tropas da Rússia de “crimes de guerra” e o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse que invasores cometeram “genocídio” de civis.
Após a retirada russa, imagens feitas de um carro que passava pela cidade mostraram corpos em ambos os lados da estrada. A Embaixada da Rússia no Canadá tuitou o vídeo com a legenda “vídeo encenado mostrando cadáveres falsos na cidade de Bucha, perto de Kiev”. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que funcionários do ministério da Defesa encontraram sinais de “falsificações nos vídeos” e de “fakes” nas imagens apresentadas pelas autoridades ucranianas como provas do massacre, Todavia, não apresentaram as provas de manipulação.