Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Canadá classifica o Proud Boys como terrorista

As agências de segurança canadenses classificaram o grupo supremacista branco de extrema direita Proud Boys como terrorista. O Canadá é o primeiro país a pôr o grupo neste status. A decisão permite à polícia prender qualquer um de seus integrantes sob a alegação formal de atividade ilegal em território canadense (recrutamento, postagens na internet, viagens e associação com demais integrantes).

As autoridades afirmaram que a mudança ocorreu após a confirmação do envolvimento do grupo na invasão do Capitólio, no início de 2021, enquanto os congressistas ratificavam a vitória do presidente democrata Joe Biden. “Desde 2018, estudávamos a escalada de violência por parte dos Proud Boys”, afirmou Bill Blair, ministro da Segurança Pública e Emergências do Canadá. “Estar listado não significa que a violência vá diminuir, mas os membros poderão ser julgados pelo crime de terrorismo, acarretando em penas mais duras”, explicou Blair.

A partir de agora, o Proud Boys faz parte de um seleto grupo listado pela inteligência canadense, como: Divisão Atomwaffen, Movimento Imperial Russo, Al Qaeda e Estado Islâmico. Na lista constam 73 grupos e grupelhos.

Nos Estados Unidos, o Proud Boys é considerado um “perigoso grupo supremacista branco e ameaça doméstica”. Na quinta-feira (28), foi revelado que o líder do Proud Boys, Enrique Tarrio, colabora desde 2014 como informante do FBI, a polícia federal norte-americana, em casos envolvendo tráfico de drogas, jogo ilegal e tráfico humano. No dia da invasão do Capitólio, Tarrio estava detido. Ele negou ser informante.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.