Nos arredores da Avenida Paulista, deputada federal aparece em imagens de arma em punho, gritando para que alguém deite no chão
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi filmada apontando uma arma para um homem no meio de uma rua em São Paulo. No vídeo, ela atravessa a rua e entra em um bar com uma pistola empunhada. O caso teria ocorrido hoje na travessa da Joaquim Eugênio Lima com a Lorena.
Pela gravação, é possível ouvir a deputada falando para o homem mais de uma vez: “Deita no chão”. Pessoas que estavam no local tentaram contê-la e uma afirma “ela quer me matar, mano”. Zambelli trajava uma camiseta verde escrita “Mulheres com Bolsonaro e Tarcísio”. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) disputam, respectivamente, a Presidência e o governo de São Paulo amanhã no segundo turno.
Ainda não está claro o que motivou a confusão. Ela teria dito a testemunhas que foi cercada e agredida por “apoiadores de Lula” ao sair de um restaurante. Entretanto, vídeo mostra que Zambelli não foi empurrada antes de sacar a arma.
O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) entrará com um pedido de cassação do mandato da deputada federal.
O transporte de armas tanto no dia da eleição quanto um dia antes e um dia depois é proibido. A decisão foi tomada de forma unânime pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 14 de dezembro de 2021. O descumprimento da proibição poderá resultar em prisão em flagrante por porte ilegal de arma.