Pesquisa da BloombergNEF mapeou 36 países, incluindo 107 mercados emergentes e 29 países desenvolvidos
O Chile é o mercado emergente mais atraente para o investimento e a implementação da energia elétrica limpa, de acordo com a avaliação anual do Climascope da BloombergNEF. O país competiu com a Índia pelo posto de número um desde 2018 e recuperou a posição neste ano. A China continental, Colômbia e Croácia completam os cinco primeiros países no ranking.
O Climascope realizou a pesquisa em 136 países, incluindo 107 mercados emergentes e 29 países desenvolvidos. Cada um se qualificou em uma escala de zero a cinco baseada no atrativo relativo para a ao investimento e implementação de uma energia elétrica limpa.
A pontuação leva em conta 100 indicadores que se enquadram em três parâmetros divididos em: fundamentos, oportunidades e experiência.
A pontuação do Chile foi de 2,58. Um sistema bem estabelecido de fontes de energia elétrica limpas, objetivos agressivos e um compromisso geral com sustentabilidade da rede explicam o desempenho comparativamente sólido do país em todos os parâmetros.
Volumes significativos de investimento em energia renovável já implantados também tornaram o país atraente para investidores em energia limpa.