Previsão mudou da manhã de sábado (25) para a manhã de domingo (26)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com uma pneumonia leve. Ele teria se sentido cansado no retorno do Rio de Janeiro, onde fez uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí, e foi ao Hospital Sírio Libanês em Brasília.
A recomendação médica é de que Lula fique de repouso. Por conta disso, a viagem à China programada para sábado (25) foi adiada para domingo (26).
A agenda de Lula para esta sexta foi cancelada.
Temas a tratar
Durante a viagem, Lula se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, que acaba de voltar de uma visita de Estado à Rússia. Lá, reuniu-se com o líder russo, Vladimir Putin, para discutir uma “parceria abrangente entre os dois países”. A guerra na Ucrânia foi um assunto de segundo plano.
Segundo o Itamaraty, em Pequim, estão previstas reuniões do presidente brasileiro com Xi, com o premiê chinês, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
Esta será a terceira visita de Estado de Lula à China, após aquelas realizadas em 2004 e 2009, quando o mandatário ainda era Hu Jintao.
“Serão tratados temas da ampla pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática e paz e segurança mundial. Em Xangai, o presidente Lula visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota.