Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Com surtos em três navios, Anvisa insiste na suspensão dos cruzeiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) insiste que o Ministério da Saúde suspenda provisoriamente a temporada de navios de cruzeiro na costa brasileira. O pedido surge depois do aumento de infeções por covid-19 nos navios MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP), Costa Diadema, atracado em Salvador, e MSC Preziosa, que aportou no Rio na manhã deste domingo (2), após ficar ancorado na Região dos Lagos. No caso do Preziosa, na chegada havia 20 pessoas infectadas a bordo, o que obrigou tripulantes e passageiros a permanecerem em quarentena. No início da tarde, os casos chegavam a 28 – e devem aumentar. A MSC Cruzeiros lançou uma nota: “Identificamos um pequeno número de casos de covid-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população bordo. Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves”.

Foram testados todos os casos sintomáticos e seus contatos próximos. De acordo com nota divulgada há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio, todos estavam isolados em um setor da embarcação, com sintomas leves e boa evolução clínica. Foram coletadas amostras para sequenciamento genômico a fim de determinar quais cepas estão em ação.

A secretaria informou que os passageiros com casos positivos serão desembarcados em veículo seguro da empresa responsável pela embarcação. Se forem moradores do Rio de Janeiro e cidades próximas, poderão cumprir isolamento em domicílio. Quem reside fora do Rio será isolado em hotéis determinados. O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) vai monitorar os casos de moradores da cidade.

Festa e tumulto

Além dos surtos, a Anvisa informou que irá investigar a responsabilidade da tripulação do Costa Diadema, que teria permitido uma festa de virada de ano quando todos deveriam ficar restritos às suas cabines. Há imagens que circulam em redes sociais (ao lado) nas quais “se constatada irregularidade, os responsáveis serão penalizados”, afirma a agência. “Dentre as penas, estão multas e até mesmo a suspensão das atividades das embarcações”. Participantes da festa não estavam utilizando máscara, item de proteção contra o novo coronavírus.

Os espumantes que estavam com os passageiros foram oferecidos pelo navio para consumo dentro das cabines. A Costa Crociere, responsável pelo Costa Diadema, informou ao jornal O Estado de S. Paulo lamentar já que “um grupo minoritário não tenha respeitado tais indicações e regras”.

Em Santos, na tarde deste domingo, o embarque de 2 mil passageiros que iriam fazer o cruzeiro do MSC Splendida foi suspenso. A quarentena do navio também foi anunciada pela MSC à multidão que aguardavan no terminal de embarque desde o início da manhã. Foi registrado um princípio de tumulto no Terminal Marítimo de Passageiros da cidade (ao lado) e a Polícia Militar foi convocada.

O MSC Splendida teve sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. A retomada estava prevista para hoje.

Suspensão

A recomendação da Anvisa também considerou que, mesmo diante da elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada da temporada de cruzeiros no âmbito dos municípios e estados, estabelecendo as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa, na prática têm sido observadas dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para covid-19 em seus territórios.

“A manifestação da agência foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção”, disse em nota a Anvisa.

A agência ressalta, porém, que a recomendação não afeta ainda as operações de navios de cruzeiro. “Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes”, diz a nota, referindo-se à necessidade de uma decisão dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura para a recomendação entrar em vigor.

Nota do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Rio sobre o MSC Preziosa

“Em contato com a Anvisa, a Secretaria Municipal de Saúde foi informada de que há cerca de 20 casos confirmados de covid-19 no navio MSC Preziosa e de que foi liberada a atracação da embarcação no Porto Rio, na manhã deste domingo (2). Todos os pacientes, assim como os cerca de 35 a 40 contactantes, estão cumprindo isolamento a bordo.

O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) do município já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo e realizará a investigação epidemiológica em conjunto com a ANVISA assim que a embarcação estiver devidamente atracada, a fim de determinar o cenário epidemiológico da embarcação e tomar as medidas de prevenção e controle.”

(Agência Brasil)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.