A COP 15, grande conferência sobre a biodiversidade, começounesta segunda-feira (11) na China, com o objetivo de preservar a natureza dos efeitos das mudanças climáticas e da ação humana. A maioria dos pesquisadores particiantes é unânime em afirmar que a segunda década do século 21 foi perdida, já que os ganhos com remediação ambiental e proteção de ecosistemas foram insuficientes.
A 15ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre a Biodiversidade (CDB) das Nações Unidas acontece de forma virtual de 11 a 15 de outubro, após vários adiamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus, meses antes das negociações presenciais que acontecerão em Kunming, no sudoeste da China, de 25 de abril a 8 de maio de 2022.
A COP15 serve de preâmbulo para a COP26, que ocorrera em Glasgow, Escócia, em novembro. Enquanto a COP26 trata de questões globais, a COP15 tem um foco mais conservacionista. Ambas as reuniões foram instituídas como desdeobramentos da ECO92, ocorrida no Rio de Janeiro, há 29 anos.