Levantamento é o primeiro com o período de coleta integralmente posterior ao episódio da cadeirada de Datena no influenciador, que permaneceu estagnado na comparação com a análise anterior
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (19) sobre a intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo mostra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) com 27%, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) com 26% e o empresário Pablo Marçal (PRTB) com 19% das menções do eleitorado paulistano. O resultado aponta que apenas os dois primeiros colocados estão em empate técnico.
Na sequência, aparecem deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 8%, o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 6%, e a economista Marina Helena (Novo), com 3% das intenções de voto no cenário estimulado. Outros 6% afirmaram votar branco ou nulo, e 3% não souberam responder.
O levantamento do Datafolha é o primeiro com o período de coleta integralmente posterior ao episódio da cadeirada de Datena em Marçal, que ocorreu durante o debate da TV Cultura, no domingo (15).
Na análise anterior do instituto, divulgado em 12 de setembro, Nunes e Boulos estavam empatados tecnicamente: o atual mandatário tinha 27% de menções e o deputado federal, 25%. Marçal figurava na sequência, com 19% de intenções de voto. Tabata aparecia com 8% das intenções de voto, seguida por Datena, com 6%, e Marina Helena tinha 3%.
2° turno
Em um provável cenário de segundo turno, o atual prefeito venceria de Boulos por 52% ante 37% do deputado federal. Nesse cenário, 10% votariam em branco, nulo ou em nenhum, e 1% afirmou não saber. Contra Marçal, a vitória de Nunes seria de 60% ante 25% do influenciador. Seriam 14% os que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois, e 2% não sabem.
Na simulação entre Boulos e Marçal, o deputado federal levaria 50% dos votos, contra 36% do empresário. Nessa disputa, 12 votariam em branco ou anulariam o voto, e 2% não soube o que responder.
Rejeição
Marçal continua sendo o mais rejeitado entre os candidatos da disputa. Ele aparece com 47% de rejeição, enquanto na última pesquisa eram 44%. Na sequência aparece Boulos, com 38% de rejeição (antes eram 37%). Datena oscilou três pontos para cima: eram 32% e agora são 35%. No segundo pelotão da rejeição aparecem Nunes, com 21%; Tabata, com 14%; João Pimenta e Bebeto Haddad, com 13% cada; Marina Helena e Altino, com 11% cada um; e Senese, com 8%.
Metodologia
O Datafolha realizou 1.204 entrevistas presenciais entre 16 e 19 de setembro. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o SP-03842/2024.