Candidato à reeleição subiu 5 pontos em uma semana e está tecnicamente empatado com Boulos (27% a 25%). Marçal recuou três pontos e caiu para o terceiro lugar
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (12) mostra que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, lidera numericamente as intenções de voto dos paulistanos. Ele tem 27% da preferência do eleitorado, contra 25% do deputado federal Guilherme Boulos (Psol). De acordo com a margem de erro (3 pontos percentuais), ambos estão empatados tecnicamente. O empresário Pablo Marçal (PRTB), que antes estava empatado na liderança com a dupla, está isolado na terceira posição com 19%. Na sequência, a deputada Tabata Amaral (PSB) aparece com 8%, empatada tecnicamente com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 6%.
- Ricardo Nunes (MDB): 27%;
- Guilherme Boulos (PSOL): 25%;
- Pablo Marçal (PRTB): 19%;
- Tabata Amaral (PSB): 8%;
- José Luiz Datena (PSDB): 6%;
- Marina Helena (Novo): 3%;
- Ricardo Senese (UP): 1%;
- Bebeto Haddad (DC): 1%;
- João Pimenta (PCO): 0%;
- Altino Prazeres (PSTU): 0%;
- Ninguém/Branco/Nulo: 7%;
- Não sabem: 4%.
Nunes cresceu cinco pontos em relação ao Datafolha da semana passada, o primeiro após o início do horário eleitoral no rádio e na TV, onde apareceu com 22%. Boulos, que contava com 23% e liderava numericamente, oscilou dois pontos para cima.
Marçal vinha crescendo nas pesquisas, mas oscilou três pontos para baixo em relação ao último levantamento e caiu para o terceiro lugar. A pesquisa divulgada pelo Datafolha indica que a chamada onda em favor da candidatura do empresário e influenciador pode ter sido contida. No penúltimo levantamento, por exemplo, ele havia subido sete pontos percentuais, bem acima da margem de erro, e chegado à liderança (em empate técnico com os dois rivais) pela primeira vez.
Rejeição
Segundo o Datafolha, o candidato mais rejeitado pelos eleitores paulistanos é Marçal: 44% dos entrevistados pelo instituto afirmaram que jamais votariam no candidato do PRTB. Em relação à pesquisa anterior, a rejeição de Marçal subiu seis pontos percentuais (era de 38%). Em seguida, aparecem como os mais rejeitados Boulos (37%) e Datena (32%). Nunes, por sua vez, é rejeitado por 19% dos eleitores (ante 21% no último levantamento).
Metodologia
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores da cidade de São Paulo, entre 10 e 11 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-07978/2024.