Resultado mostra Nunes em vantagem mais elástica do que Bruno Covas obteve sobre o psolista em 2020
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (10) para a Prefeitura de São Paulo (SP) mostra que o candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) tem 55% das intenções de voto para o segundo turno. O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) aparece com 33% da preferência dos paulistanos no levantamento estimulado. Confira o resultado:
- Ricardo Nunes (MDB): 55%;
- Guilherme Boulos (Psol): 33%;
- Em branco/nulo/nenhum: 10%;
- Não sabe: 2%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e o jornal Folha de S.Paulo, também mostrou que, entre os eleitores que dizem ter votado no empresário Pablo Marçal (PRTB) no último domingo (6), 84% declaram voto em Nunes no segundo turno, enquanto apenas 4% escolhem Boulos. Já entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB), metade indica preferência em Boulos, ao passo que Nunes fica com 35%.
Considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluindo indicações de voto em branco ou nulo), o atual prefeito, que tenta a reeleição, teria apoio de 63% se o segundo turno fosse hoje, contra 38% do parlamentar.
O levantamento indica um cenário ainda mais desafiador para Boulos do que aquele enfrentado em 2020, quando saiu derrotado na disputa contra Bruno Covas (PSDB), cujo vice era Nunes. Naquela época, na primeira pesquisa divulgada após o primeiro turno, o parlamentar tinha 35% das intenções de voto (2 pontos a mais do que agora). Já o tucano havia aparecido com 48% (7 pontos a menos do que pontua Nunes). No cenário espontâneo, Nunes tem 41%, enquanto Boulos tem 29%.
O Datafolha ouviu 1.204 eleitores entre 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04306/2024, é de 95%.