Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Desmatamento na Mata Atlântica cai 42%

Área desflorestada total foi de 7.088 hectares entre janeiro e maio, contra 12.166 ha no mesmo período de 2022

O desmatamento na Mata Atlântica apresentou uma redução significativa nos primeiros cinco meses deste ano no Brasil, conforme revelado pelo relatório do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, divulgado nesta quinta-feira (27).

Segundo informações do G1, entre janeiro e maio de 2023, a área desmatada no bioma em todo o país totalizou 7.088 hectares, em comparação com os 12.166 hectares registrados no mesmo período de 2022, representando uma queda de 42%.

Esses dados são resultado da colaboração entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o Mapbiomas.

Os estados que apresentaram as maiores áreas desmatadas foram aqueles que, por outro lado, tiveram as maiores reduções no desflorestamento neste ano. São eles: Paraná com 54%, Minas Gerais com 47%, Santa Catarina com 46% e Bahia com 43%.

Os únicos estados que registraram aumento no desmatamento foram Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Alagoas, somando cerca de 12% da área total desmatada.

Apesar da comemoração dos resultados expressivos, os especialistas alertam para a necessidade de cautela, considerando que não foram incluídos os desmatamentos em áreas de Mata Atlântica localizadas na região do Cerrado e da Caatinga, onde o desmatamento ainda é alto.

A queda do desmatamento foi atribuída ao aumento da fiscalização, especialmente nos estados historicamente mais afetados pelo desmatamento. Áreas menores, com menos de três hectares, apresentaram pouca redução, enquanto nas maiores, principalmente acima de 15 hectares, houve uma significativa diminuição do desmatamento, possivelmente em decorrência do aumento das ações de fiscalização pelos estados.

São Sebastião, município de São Paulo, foi identificado como a cidade com maior área desmatada nos cinco primeiros meses, após ser atingido por chuvas intensas e deslizamentos de terra que resultaram em 64 mortes. A região sofreu expansão urbana em áreas de risco, e a preservação da Mata Atlântica é vista como uma medida essencial para mitigar futuras tragédias.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.