Circula nas redes sociais um vídeo em que o atual ministro do Supremo, Flávio Dino, ex-titular da Justiça, aparece comemorando com o “Brazão”, em referência aos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, presos neste domingo (24) e apontados pela Polícia Federal (PF) como mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. Porém, a informação é uma fake.
O vídeo em questão mostra Flávio Dino comemorando ao lado de Carlos Brandão, governador recém-eleito do Maranhão. Brandão ocupava o cargo de vice-governador até abril de 2022, quando Dino se afastou para concorrer ao Senado.
As imagens foram registradas por Brandão em 30 de outubro daquele ano, durante o segundo turno das eleições brasileiras. O encontro não tem qualquer ligação com os recentes acontecimentos envolvendo os suspeitos no caso Marielle Franco.
A própria nota de comunidade do X (ex-Twitter) aponta a informação falsa em uma das postagens:
A assessoria de imprensa do ministro Flávio Dino esclareceu: “Não se trata de ninguém da família Brazão, e sim do governador Carlos Brandão”.
Desde então, Flávio Dino ocupou o cargo de senador e, posteriormente, assumiu como ministro da Justiça no governo Lula. Desde fevereiro, ele atua como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A assessoria de imprensa do governador Brandão também confirmou o encontro entre os dois políticos e ressaltou que o vídeo foi retirado de contexto.