Prioridade será dada a mulheres, crianças e idosos, que serão tranpsortados de trem até Chernivtsi, no oeste da Ucrânia
A embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou nesta sexta-feira (25) que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, nas proximidades da fronteira com a Romênia. Essa é a primeira opção do Itamaraty para a retirada de brasileiros, que temem com a invasão de tropas russas.
“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook.
Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local).
“Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, alertou a embaixada.
Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.
A embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.
Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.
(Agência Brasil)
O que MONEY REPORT publicou
- Celulares registram primeiros ataques
- Inflação e dólar devem subir com guerra na Europa Oriental
- Blinder fala sobre Putin e geopolítica com os 4 Ases
- Biden anuncia novas sanções econômicas à Rússia
- Personalidades ucranianas desabafam nas redes
- Rússia ataca Ucrânia com mísseis, mas nega invasão
- Os Sudetos cubanos de Vladimir Putin
- Petróleo se aproxima dos US$ 100 com notícias da Ucrânia
- Embaixada na Ucrânia pede a brasileiros que busquem segurança
- Guerra entre Rússia e Ucrânia pode elevar preço do seu pãozinho francês
- Guerra com a Rússia de Putin seria insanidade, diz cientista político
- Tensão na Ucrânia é risco inflacionário e geopolítico ao Brasil
- A fome na Ucrânia – um dos maiores crimes de estado foi esquecido