Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Estação das chuvas faz desmatamento cair 70% em janeiro, diz Inpe

Na tentativa de mostrar aos investidores e à comunidade internacional que o Brasil está fazendo sua parte na preservação da floresta amazônica – e no Cerrado e no Pantanal -, o governo federal divulgou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (12). O balanço apontou que o desmatamento na Amazônia Legal caiu 70% em janeiro, em relação ao mesmo período de 2020. Além disso, o Ministério da Defesa explicou que nos últimos seis meses os avisos de desmatamento caíram 21%. Entretanto, as quedas nos alertas em janeiro são comuns, devido à estação das chuvas, o que atrapalha a ação de criminosos ambientais.

Toras apreendidas em uma área de corte ilegal no Pará, em novembro

A pasta também afirmou que entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, a redução de alertas correspondeu a 988 km² – maior que a área urbana da cidade de São Paulo, de 950 km². Além disso, desde o início da operação Verde Brasil 2, em maio de 2020, foram apreendidos 331 mil m3 de madeira, 1.699 embarcações, 326 tratores e 20 aviões/helicópteros, resultando na aplicação de 4.842 multas, que somam R$ 3,33 bilhões. Com o resultado, o Planalto espera começar a aliviar as críticas que recebe, abrindo caminho para firmar o acordo Mercosul-União Europeia.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.