Países afirmam apoiar o compromisso do G20 de triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030
Os Estados Unidos e a China, os dois maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo, anunciaram nesta quarta-feira (15) uma cooperação para combater a crise climática.
No documento, os países se dizem empenhados na implementação eficaz do Acordo de Paris; destacam a importância da COP 28, marcada de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai (Emirados Árabes Unidos); e afirmam apoiar o compromisso do G20 de triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030.
Conforme descrito na declaração, o grupo de trabalho vai se concentrar na transição energética, redução da poluição por gás metano e microplásticos, desenvolvimento da economia circular e aumento da eficiência de recursos, criação de províncias/Estados e cidades sustentáveis e de baixo carbono, combate ao desmatamento, entre outros pontos.
O anúncio da cooperação ocorre em um momento de crescentes tensões entre os Estados Unidos e a China. Os dois países estão em desacordo sobre uma série de questões, incluindo comércio, tecnologia e política externa.
O encontro entre os presidentes dos dois países, Joe Biden e Xi Jinping, que acontecerá nesta quarta-feira em São Francisco, é visto como uma oportunidade para reduzir as tensões e promover a cooperação.
O que MONEY REPORT publicou