Casa Branca anunciou que irá investir em sete novos Institutos de Pesquisa em Inteligência Artificial
A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (4) um plano que visa financiar, orientar e promover a ética no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos EUA. As ações incluem um investimento de US$ 140 milhões da National Science Foundation para lançar sete novos Institutos Nacionais de Pesquisa em IA (NAIR), aumentando o número total de instalações dedicadas para 25 em todo o país.
Além disso, o governo sinalizou que Google, Microsoft, Nvidia, OpenAI e outras empresas concordaram em permitir que seus modelos de linguagem sejam avaliados publicamente durante a Def Con deste ano (em agosto), uma das maiores convenções hacker do mundo;
Detalhes da avaliação da Def Con não foram especificados, mas a gestão disse que “permitirá que esses modelos sejam avaliados minuciosamente por milhares de parceiros da comunidade e especialistas em IA”;
O anúncio ocorreu horas antes do governo de Joe Biden se reunir com os executivos-chefes da Alphabet (Google), Microsoft, OpenAI e Anthropic. O encontro irá abordar os riscos da IA e como as big techs estão lidando com isso.
“Essas medidas se baseiam no forte histórico de liderança do governo para garantir que a tecnologia melhore a vida do povo americano e abrem novos caminhos no esforço contínuo do governo federal para promover uma abordagem coesa e abrangente para os riscos e oportunidades relacionados à IA” afirma o Governo dos EUA à imprensa.