Operação levou mais de 11 toneladas de doações humanitárias. Famílias devem pousar no Brasil amanhã (10)
Um cargueiro militar KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou na manhã (10h52, horário de Brasília) desta quarta-feira (9) em Varsóvia, na Polônia. A aeronave levou 11 toneladas de donativos para refugiados da Ucrânia e vai repatriar brasileiros que fugiram do conflito. O voo de retorno decolou no meio desta tarde e deve pousar em Brasília amanhã, quinta-feira (10). Por volta das 14h15 (horário de Brasília), a operação de embarque dos refugiados estava em andamento, de acordo com postagem em vídeo em rede social da FAB (abaixo). Entre os passageiros estão 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças. Também serão trazidos oito cachorros e dois gatos. Os donos dos animais foram dispensados pelo governo brasileiro de apresentarem o Certificado Veterinário Internacional.
O KC-390 saiu de Brasília na última segunda-feira (7) e fez 3 escalas de reabastecimento: Recife (PE), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Lisboa (Portugal) para atingir a capital polonesa.
No voo de ida foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a 360 mil refeições; 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre os donativos enviados estão medicamentos para assistência farmacêutica básica para pessoas que sofram de hipertensão e diabetes, antibióticos, antitérmicos, antialérgicos, sais de reidratação e insumos para situações de emergência, como máscaras de proteção e testes para detecção da covid-19. No total, são cerca de 20 mil itens médicos para assistência às vítimas.
A missão conta, ainda, com um médico especialista em execução de protocolo sanitário da covid-19 e que poderá dar assistência a qualquer viajante em caso de intercorrências médicas durante o voo de retorno.
Visto
Uma portaria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, publicada no último dia 3, dispõe sobre a concessão do visto temporário (6 meses) e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária (2 anos) para os nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.
(Agência Brasil)
O que MONEY REPORT publicou
- FAB vai resgatar brasileiros na Polônia na segunda (7)
- FAB tem aviões prontos para retirar brasileiros da Ucrânia
- Itamaraty abre postos para ajudar brasileiros deixarem a Ucrânia
- Operação Moldávia transfere pessoal da Stefanini à Romênia
- Brasil dará passaportes humanitários para ucranianos
- Brasileiros que saíram de Kiev estão em segurança na Romênia
- Embaixada em Kiev anuncia retirada de brasileiros