Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

FAB resgata 42 brasileiros que fugiram da Ucrânia

Operação levou mais de 11 toneladas de doações humanitárias. Famílias devem pousar no Brasil amanhã (10)

Um cargueiro militar KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou na manhã (10h52, horário de Brasília) desta quarta-feira (9) em Varsóvia, na Polônia. A aeronave levou 11 toneladas de donativos para refugiados da Ucrânia e vai repatriar brasileiros que fugiram do conflito. O voo de retorno decolou no meio desta tarde e deve pousar em Brasília amanhã, quinta-feira (10). Por volta das 14h15 (horário de Brasília), a operação de embarque dos refugiados estava em andamento, de acordo com postagem em vídeo em rede social da FAB (abaixo). Entre os passageiros estão 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças. Também serão trazidos oito cachorros e dois gatos. Os donos dos animais foram dispensados pelo governo brasileiro de apresentarem o Certificado Veterinário Internacional.

O KC-390 saiu de Brasília na última segunda-feira (7) e fez 3 escalas de reabastecimento: Recife (PE), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Lisboa (Portugal) para atingir a capital polonesa.

No voo de ida foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a 360 mil refeições; 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os donativos enviados estão medicamentos para assistência farmacêutica básica para pessoas que sofram de hipertensão e diabetes, antibióticos, antitérmicos, antialérgicos, sais de reidratação e insumos para situações de emergência, como máscaras de proteção e testes para detecção da covid-19. No total, são cerca de 20 mil itens médicos para assistência às vítimas.

A missão conta, ainda, com um médico especialista em execução de protocolo sanitário da covid-19 e que poderá dar assistência a qualquer viajante em caso de intercorrências médicas durante o voo de retorno.

Visto

Uma portaria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, publicada no último dia 3, dispõe sobre a concessão do visto temporário (6 meses) e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária (2 anos) para os nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.

Brasileiros entrando na cabine do avião da FAB que os trará de volta

(Agência Brasil)

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.