…e livros que ficarão para depois
A data mais festiva do Brasil chegou, mas talvez ainda não seja a hora de se jogar na folia e nas aglomerações. Sem os bloquinhos de rua, o jeito será ficar no bloquinho do sofá, curtindo com amigos e família – o que, convenhamos, também é um belo programa.
Pensando nisso, separamos alguns filmes, séries e livros para você relaxar nessa semana de festas. Confira as sugestões:
Filmes e Séries
Ataque dos Cães – Netflix
Ataque dos Cães é um dos filmes mais cotados para o Oscar 2022 e foi lançado recentemente no catálogo da Netflix. Ele marca o retorno da diretora renomada Jane Campion, doze anos depois de seu último filme lançado (Brilho de uma Paixão, de 2009).
Phil e George são irmãos, e comandam juntos a fazenda familiar que receberam como herança. Enquanto o primeiro é um patrão tirânico, respeitado pelos funcionários, o segundo tem um temperamento dócil, sendo ignorado pelos pastores e caubóis. Quando George se casa com Rose, uma viúva cujo filho adolescente é considerado efeminado demais para os padrões locais, Phil faz questão de deixar claro que os dois não são bem-vindos na propriedade. Começa uma batalha silenciosa e feroz pelo poder.
Relatos do Mundo – Netflix
Logo após estrear no catálogo da Netflix, Relatos do Mundo entrou para o Top 10 da plataforma de streaming no Brasil. Estrelado por Tom Hanks, o filme aborda temas atuais e coletivos através de um western, o qual também explora atenciosamente os conflitos internos dos protagonistas.
O Capitão Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks) é um veterano de guerra que trabalha como um contador de notícias. Ele viaja de cidade em cidade com jornais para contar os principais acontecimentos do mundo para as pessoas. A vida de Kidd muda quando ele encontra uma menina órfã alemã (Helena Zengel) que foi criada pela tribo Kiowa e decide encontrar os tios biológicos da garota. Em uma estrada perigosa, os dois enfrentam ameaças humanas e da natureza – além de lidarem com as diferenças culturais deles.
O Céu da Meia Noite – Netflix
O Céu da Meia-Noite, sétimo filme dirigido por George Clooney, lida essencialmente com a solidão e a mortalidade tendo como pano de fundo um cenário apocalíptico. É, também, o retorno do cineasta à temática espacial que, como ator, visitou outras duas vezes, no remake de Solaris e em Gravidade.
O filme conta a história de um cientista solitário no Ártico que corre contra o tempo para impedir que um grupo de astronautas volte à Terra para uma misteriosa catástrofe global.
Tick Tick..Boom! – Netflix
O musical de Lin-Manuel Miranda, o novo queridinho de Hollywood, traz não só uma história emocionante, mas carrega em si uma série de significados importantes para o mundo e a classe artística dos Estados Unidos.
O filme é uma adaptação do musical autobiográfico de Jonathan Larson, um proeminente produtor da Broadway que infelizmente não conseguiu viver seu grandioso sucesso, porém deixou um legado incrível para o meio. Entre seus trabalhos mais marcantes está o musical “Rent”, que lotou os palcos da Broadway durante 12 anos, e também virou filme, em 2006. Jon, como o filme se refere a ele durante quase todo o tempo, ganhou três Tonys e um Pulitzer de Teatro, todos póstumos.
A Filha Perdida – Netflix
A filha perdida é uma adaptação de Maggie Gyllenhaal do romance homônimo de Elena Ferrante. Protagonizado por Olivia Colman, o filme tem gerado muitos debates a respeito de temas como maternidade e liberdade de escolha das mulheres. O longa é um dos favoritos do Oscar neste ano e aparece no Top 10 de 94 países onde o Netflix está em operação.
Lançado em 2007 no Brasil, o romance precede a tetralogia napolitana, série de livros que transformou Ferrante (pseudônimo de uma escritora desconhecida) em uma best-seller mundial. Na história, uma professora universitária solteira, chamada Lena, vai de férias para o litoral italiano, onde conhece uma jovem mãe e sua pequena filha. Esse encontro desencadeia memórias dolorosas em Lena, que após se separar, deixa as filhas com o marido e vai embora.
A Mão de Deus – Netflix
Dirigido por Paolo Sorrentino e inspirado pelas experiências do cineasta na adolescência, A Mão de Deus é uma ótima aposta da Netflix para o Oscar de 2022. O longa tem tudo para figurar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, já que é uma produção italiana.
Na Nápoles dos anos 80, um jovem louco por futebol se vê diante de uma tragédia familiar que define seu futuro incerto, porém promissor, como cineasta
O Golpista do Tinder -Netflix
Ele roubou mais de US$ 10 milhões de mulheres. Enganou uma dezena delas. Criou uma outra personalidade, mentiu e fraudou. Sim, estou falando de Simon Leviev, o Golpista do Tinder, como o israelense ficou conhecido depois que a Netflix lançou um documentário sobre seus golpes.
No filme, um dos mais vistos na plataforma de streaming no momento, mulheres contam que foram à falência emprestando dinheiro para um homem que conheciam no aplicativo de namoro e que dizia ser um milionário dono de uma fábrica de diamantes. Após seduzi-las e começar um relacionamento com elas, ele passava a pedir dinheiro emprestado. Várias mulheres sofreram o golpe ao mesmo tempo.
Inventando Anna – Netflix
Da mesma criadora de Grey’s Anatomy, Shonda Rhimes, Inventando Anna é uma minissérie original da Netflix. A trama acompanha a jornalista Vivian (Anna Chlumsky) enquanto ela investiga a vida da glamourosa e misteriosa Anna Delvey (Julia Garner), uma jovem ganhando cada vez mais destaque nos tablóides de fofoca. A socialite aparentemente aproveita uma vida de luxos e festas como uma herdeira alemã milionária, mas, na verdade, utiliza essa fachada para dar inúmeros golpes em bancos e jovens ricos. Depois de conseguir um empréstimo de US$ 40 milhões para abrir uma casa noturna, os golpes de Anna são expostos e ela acaba sendo processada e presa. Quando é abordada por Vivian, decide finalmente contar a história de como conseguiu se tornar uma das maiores figuras da elite burguesa de Nova Iorque mesmo vindo de origem pobre.
Munique: No Limite da Guerra – Netflix
Sucesso na Netflix, o filme Munique: No Limite da Guerra conquista fãs ao narrar uma interessante história real, ambientada às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Robert Harris. Quando a Segunda Guerra Mundial está prestes a ser declarada, oficial britânico Hugh Legat e o diplomata alemão Paul von Hartmann viajam à capital germânica numa tentativa de contar diplomaticamente o confronto.
Rio – Disney+
Por fim, para entrar um pouco no clima com as crianças — ou com sua criança interior-, nada como uma boa animação de carnaval, que retrata o Brasil com um olhar de cima!
Blu é uma arara que, por engano, vem parar na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, e se aventura em cada oportunidade que encontra e com outros pássaros busca a liberdade a cada obstáculo no caminho.
Livros
O Sanatório, de Sarah Pearse
O sanatório foi um dos livros mais aguardados no Reino Unido em 2021 por explorar os elementos clássicos das tramas de suspense de forma inovadora. Tal feito fez com que a autora, Sarah Pearse, logo fosse equiparada aos mestres Agatha Christie, Stephen King e Alfred Hitchcock ao lançar seu romance de estreia.
Escolhido para o clube do livro de Reese Witherspoon, o suspense policial é ambientado em um resort isolado nos Alpes Suíços. No alto da montanha e escondido pela floresta, o luxuoso Le Sommet tem um passado sinistro. Antes um sanatório para pacientes tuberculosos, ele caiu em ruínas e foi abandonado. Desde então circulam boatos tenebrosos sobre o lugar, que não cessam mesmo depois de ter se transformado em um hotel.
O contador de histórias, de Dave Grohl
Para os amantes da música, a autobiografia de Dave Grohl, um dos maiores nomes do rock, chega às livrarias brasileiras. Em “O Contador de Histórias”, o multi-instrumentista e compositor relembra o início da carreira na banda punk Scream e a época conturbada como baterista do Nirvana, além de refletir sobre a criação do Foo Fighters e sobre a sua relação com a fama. O livro ainda é repleto de relatos dos encontros fascinantes do rockstar com outros músicos famosos.
O Último Julgamento, de Scott Turow
Surfando as listas de best-sellers e de melhores lançamentos, o celebrado autor de thrillers de tribunal, Scott Turow, conseguiu com seu último livro, The Last Trial (O Último Julgamento), publicado em abril/maio nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Os elogios da crítica literária mais rigorosa são unânimes e o tradicional jornal The Times, de Londres, chegou a comparar essa obra de Turow aos gigantes da literatura judaico-americana Philip Roth e Saul Below.
Nele, dois amigos enfrentarão um enorme desafio: uma investigação em que um é advogado de desfesa e o outro é acusado de um crime brutal. Aos 85 anos, Sandy Stern, um brilhante advogado de defesa com problemas de saúde, mas espírito afiado, está prestes a se aposentar. Mas seu velho amigo, Dr. Kiril Pafko, ganhador do prêmio Nobel de Medicina, é acusado de fraude, uso de informações privilegiadas e homicídio. Assim, Stern decide encarar um último julgamento para salvar a reputação do homem responsável por estender seus dias de vida.
A Premonição, de Michael Lewis
Autor de best-sellers como “Moneyball”, jornalista americano apresenta cidadãos que atuaram na contramão da política negacionista de Trump frente à pandemia. “A Premonição”, que chega às lojas em junho pela Intrínseca, parte da gestão desastrosa de Trump no que diz respeito ao combate à pandemia de covid-19, mas foca nos americanos que não se deixaram levar pelo negacionismo do então presidente dos Estados Unidos, país que ocupa hoje o primeiro lugar no ranking do número absoluto de mortes ― seguido pelo Brasil e pela Índia.
Quando o novo coronavírus começou a se espalhar pelo mundo, Trump insistiu que não havia nada com que se preocupar, postura também adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, no Brasil. Mas, felizmente, ainda podemos contar com os céticos, os que estudam pandemias e os que estão dispostos a examinar com rigor mesmo os piores cenários. Este thriller de não ficção brilhante e tenso contrapõe médicos visionários à resposta oficial negacionista diante da eclosão da covid-19.
A Thousand Brains, A New Theory of Intelligence, de Jeff Hawkins
Poucos assuntos capturaram a imaginação dos escritores de ficção científica como a inteligência artificial (IA). Por isso, Bill Gates já recomendou essa joia. Hawkins e sua equipe descobriram que o cérebro usa estruturas semelhantes a rotas digitais de informação para construir modelos do mundo – centenas de milhares com tudo o que conhecemos. Isso permite que o autor responda a questões importantes sobre como percebemos o universo ao nosso redor.
Klara e o Sol, de Kazuo Ishiguro
Klara, um Amigo Artificial com habilidades de observação impressionantes, estuda com cuidado o comportamento de todos que passam pela vitrine. Do lugar onde foi designada a ficar na loja, ela espera que uma dessas pessoas entre e a escolha como companheira. Contudo, quando surge a possibilidade de sua vida mudar para sempre, Klara é aconselhada a não apostar suas fichas na bondade humana. Neste livro, Kazuo Ishiguro examina o mundo moderno pelos olhos de uma narradora inesquecível. Com uma linguagem única e precisa, ele constrói um romance arrebatador sobre o significado do amor e do cuidado.