Militares participarão das operações de escoltas, em apoio à PRF
A Força Nacional vai atuar, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas atividades de escoltas da posse presidencial que acontece neste domingo (1º). A operação, que já está em andamento, se encerra em 2 de janeiro. A portaria nº 259, de 27 de dezembro de 2022, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a autorização da medida, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (28).
De acordo com o documento, os militares participarão das operações de escoltas, em apoio à PRF, em caráter episódico e planejado. A portaria informa ainda que o contingente de militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A segurança da posse presidencial também contará com mais de mil policiais federais. Segundo a PF, eles vão atuar nas áreas de inteligência e proteção de autoridades e estarão integrados ao Centro Integrado de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. “A proteção de cada autoridade passa por análise de risco, que indica o nível de proteção adequado e o aparato de segurança que será colocado à disposição. Novos fatos sempre são levados em consideração e, se necessário, podem levar a eventual majoração da proteção e a readequações no planejamento operacional, o qual é dinâmico”, informou a PF.
O que MONEY REPORT publicou