Autoridades acreditam que app entrega informações privilegiadas ao governo chinês
A França decidiu proibir o uso do TikTok nos smartphones de trabalho de 2,5 milhões de funcionários públicos do país. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (24) pelo ministro do Serviço Público, Stanislas Guerini, em sua conta no Twitter.
“Para garantir a segurança cibernética de nossas administrações e funcionários públicos, o governo decidiu proibir aplicativos recreativos como o TikTok nos telefones profissionais dos funcionários públicos”, disse em comunicado.
De acordo com a Reuters, Guerini explicou que os aplicativos recreativos não têm níveis suficientes de segurança cibernética e proteção de dados para serem implantados nos equipamentos das administrações, acrescentando que a proibição entra em vigor imediatamente e que os serviços governamentais monitorarão o cumprimento.
Exceções podem ser concedidas por motivos profissionais, como comunicação institucional de uma administração, destacou o ministro.
Segundo o Deadline, é possível que a medida se estenda também a Netflix, WhatsApp, Twitter e jogos como Candy Crush. O Ministério do Serviço Civil da França não respondeu a pedidos do portal de esclarecimentos.
O TikTok enfrenta escrutínio nos EUA e na UE (União Europeia) por autoridades acreditarem que o processo de coleta de dados da plataforma pode trazer riscos à segurança nacional, entregando informações privilegiadas ao governo chinês.
O que MONEY REPORT publicou