Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

G7 quer estrangular petróleo russo

Comunicado foi feito neste domingo após reunião virtual do grupo

Os líderes do G7, os países mais desenvolvidos do mundo, lançaram um comunicado conjunto neste domingo (8) afirmando que vão reforçar o isolamento econômico da Rússia e aumentar uma campanha contra as elites empresariais daqule país que apoiam o presidente Vladimir Putin. A decisão foi lançada após uma reunião virtual com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy. O G7 reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além do bloco da União Europeia (UE).

Um dos pontos fundamntais é a decisão de eliminar gradualmente a dependência da energia russa, proibindo inclusive as importações de petróleo russo. “Continuaremos e elevaremos nossa campanha contra as elites financeiras e familiares, que apoiam o presidente Putin em seu esforço de guerra e desperdiçam os recursos do povo russo”, acrescentaram os líderes no comunicado.

Só ha um risco nessa decisão. Ainda que precise do dinheiro europeu, a Rússia poderia cortar o abastecimento, forçando uma elevação global nos preços e debilitando a economia dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar que fornece armas aos ucranianos.

Os Estados Unidos anunciaram neste domingo sanções contra três emissoras de televisão russas, proibiram norte-americanos de fornecer serviços de contabilidade e consultoria a russos e impuseram sanções a executivos do Gazprombank, braço bancário da estatal petrolífera Gazprom.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.