Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Gabriel Galípolo será secretário-executivo da Fazenda

Anúncio foi feito por Fernando Haddad, o futuro ministro da Fazenda. Cargo é o segundo mais importante na hierarquia de qualquer ministério

O próximo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), confirmou nesta terça-feira (13) que o economista Gabriel Galípolo será o secretário-executivo da pasta a partir de janeiro, no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O cargo é considerado número dois na hierarquia de um ministério.

O anúncio veio após reunião de Haddad com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Pela manhã, o futuro ministro da Fazenda já havia se reunido com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes.

Sobre o economista

Galípolo é ex-presidente do banco Fator e muito próximo de Haddad e Lula. Hoje com 39 anos, é professor da UFRJ, pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e conselheiro da Fiesp.

Galípolo trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento durante o governo de José Serra, em São Paulo. Há mais de 10 anos é próximo ao PT – em 2010, colaborou na construção do plano de governo do ex-ministro Aloizio Mercadante e ajudou na campanha de Lula em 2022.

Entre os pontos defendidos pelo economista que chamam mais atenção do mercado estão a independência do Banco Central e o teto de gastos. Para ele, o país não deveria ter um regime fiscal pró-cíclico, ou seja, que acaba acentuando o ciclo econômico para o bem ou para o mal.

Ele entende que o mais indicado, quando a economia piora, seria expandir os gastos públicos, e não cortar como exige o teto. Nas suas palavras, o teto ruiu e é preciso pensar em uma regra fiscal que tenha horizonte temporal mais amplo, por isso ele defende a PEC da Transição.

Na campanha, o presidente Lula afirmou que revogaria o teto de gastos e, na PEC da transição, foi incluído um dispositivo para que uma proposta de nova regra fiscal seja proposta até agosto de 2023.

Galípolo também defendeu no mês passado, segundo o jornal Valor Econômico, que os economistas precisam dialogar com a sociedade sobre o orçamento e que o problema do país não é o tamanho do Estado, mas uma qualidade ruim do gasto e da arrecadação.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.