No geral, o uso de serviços de saúde mental em agosto de 2022 foi quase 39% maior do que antes da pandemia
A pandemia de covid-19 teve um impacto significativo na saúde mental da população mundial. De acordo com um novo estudo publicado na revista JAMA Health Forum, nos Estados Unidos, os gastos com serviços de saúde mental aumentaram 53% de março de 2020 a agosto de 2022. No mesmo período, a utilização desses serviços também aumentou 39%.
Para examinar as tendências nos serviços de saúde mental após o início da pandemia, os pesquisadores examinaram os sinistros de cerca de 7 milhões de adultos segurados comercialmente de janeiro de 2019 a agosto de 2022, de acordo com informações da Medical Xpress.
Os pesquisadores descobriram que, durante a fase aguda da pandemia, os serviços de saúde mental presenciais diminuíram 40%, enquanto os serviços de saúde mental telepresencial aumentaram cerca de 10 vezes. No geral, houve um aumento de 22% na utilização de serviços no período.
Durante o período pós-agudo, a utilização de serviços de saúde mental se estabilizou em cerca de 10 vezes os níveis pré-pandemia. Os serviços presenciais aumentaram 2,2% a cada mês no período. Já em agosto de 2022, os serviços mentais presenciais haviam retornado a 80% dos níveis pré-pandemia.
No geral, o uso de serviços de saúde mental em agosto de 2022 foi quase 39% maior do que antes da pandemia.
Os pesquisadores afirmam que é incerto se a tendência de aumento nos gastos com saúde mental continuará, já que algumas regras que expandiram o pagamento por serviços de telessaúde expiraram quando a emergência de saúde pública do país terminou. No entanto, eles destacam que o aumento no uso de serviços de saúde mental é um sinal de que mais pessoas estão buscando ajuda para questões de saúde mental.