Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Google suspende a rede social preferida dos trumpistas e deve ser seguida pela Apple

O Google anunciou a remoção do aplicativo de rede social Parler de sua playstore na madrugada deste sábado (9). Chamado de Twitter da extrema direita, a plataforma foi adotada pelos seguidores de Trump por permitir postagens livres – sem possibilidade de censura ou repreensão mesmo diante de incitação à violência e discursos de ódio. O Google pede que os gestores do aplicativo adotem “moderação no conteúdo”, informou a rede de TV americana NBC. A decisão se deu em decorrência da invasão do Capitólio, na quarta-feira (6), o que resultou em dezenas de prisões e cinco mortos.

A Parler é empregada pelos seguidores mais radicais de Trump, depois que muitos foram expulsos do Twitter. Nesta sexta-feira (8), o Twitter decidiu suspender em definitivo o perfil do atual presidente americano.

Mesmo sem comentar oficialmente o assunto, a Apple pode tomar decisão similar. Na sexta-feira, o presidente-executivo da Parler, John Matze, afirmou à Reuters que a Apple ameaçou retirar o serviço de sua App Store, caso a companhia não adote moderação. Um aviso da Apple citaria abertamente que a Parler foi utilizada para organizar o ataque em Washington. A APK Mirror – uma das maiores plataformas “extraoficiais” de aplicativos – também removeu o arquivo de instalação da Parler. Estas iniciativas surgiram na esteira do amplo movimento de repúdio da classe empresarial americana à invasão do Capitólio.

As remoções do Google e da APK não afetam quem já baixou o aplicativo, mas podem dificultar acesso às atualizações.

Confira a nota do Google:
“Para proteger a segurança do usuário no Google Play, nossas políticas de longa data exigem que aplicativos que exibem conteúdo gerado pelo usuário tenham políticas de moderação e aplicação que removam conteúdos flagrantes como postagens que incitam a violência. Todos os desenvolvedores concordam com esses termos e lembramos Parler desta política clara nos últimos meses.‎ 
‎Estamos cientes das contínuas publicações no Parler que visam incitar a violência nos Estados Unidos. Reconhecemos que pode haver um debate razoável sobre políticas de conteúdo e que pode ser difícil para os aplicativos remover imediatamente todo o conteúdo violador, mas para que distribuamos um aplicativo através do Google Play, exigimos que os aplicativos implementem moderação robusta para conteúdo notório. À luz desta ameaça contínua e urgente à segurança pública, estamos suspendendo as listagens do aplicativo da Play Store até que ele resolva essas questões.
‎”

Abaixo, post de um dos apoiadores radicais de Trump. Ele duvida do resultado das eleições americanas e afirma que aqueles “que resistirem” serão tratados como “inimigos de Nossa Constituição”:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.