A pesquisa de opinião da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Instituto MDA, demonstrou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) segue mal avaliado. Para 47,9%, o trabalho do mandatário é ruim ou péssimo, enquanto 26,5% o aprovam. Para pior a situação, 62,3% desaprovam o desempenho pessoal do presidente, contra 33,2% que aprovam.
Pesquisa espontânea
A margem de indecisos na escolha espontânea supera a preferência pelo líder, o ex-presidente Lula, em 7,3 pontos percentuais. O petista está 10 pontos percentuais adiante de Bolsonaro.
Na estimulada
Entretanto, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, a indecisão despenca para 7,7%. Lula alcança 42,8%, enquanto Bolsonaro se mantém entre 20% a 25%, sem grandes movimentações de intenção de voto.
Polarização
O ambiente polarizado para o eleitorado promovido pelos respectivos postulantes líderes e suas militâncias parece incomodar o brasileiro médio. Para 75,1%, a ferrenha disputa é prejudicial.
A pesquisa
Foram ouvidos 2.002 eleitores de forma presencial entre 9 e 11 de dezembro de 2021, em 137 municípios nas 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.