A quantidade de serviços públicos transformados em processos digitais superou a marca de mil desde janeiro de 2019, divulgou nesta quinta-feira (15) o Ministério da Economia. A meta deveria ser alcançada no fim do ano, mas a pandemia acelerou a iniciativa. Com isso, será gerada uma economia de R$ 2 bilhões só neste ano, sendo que R$ 1,5 bilhão seriam gastos pela população e R$ 500 milhões pelo governo, informou a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
O portal gov.br oferece 3.901 serviços públicos, dos quais 2.412 (61,8%) são totalmente digitalizados. A página também oferece 610 serviços (15,6%) parcialmente digitalizados, com etapas executadas pela internet, mas que ainda exigem algum procedimento presencial, como entrega de documentos. Por fim, existem 879 serviços não digitais (22,5%), que só podem ser iniciados no site, mas exigem a presença física nas demais fases. Há 81,2 milhões de brasileiros usuários do portal gov.br, com login e senha próprios.
Até o fim de 2022, o governo pretende digitalizar 100% dos serviços federais. O cronograma está definido na Estratégia de Governo Digital, que pretende economizar R$ 38 bilhões em cinco anos (de 2020 a 2025), com a eliminação do consumo de papel, a redução da burocracia e da locação de estrutura. A maior parte dos servidores que hoje fazem atendimento presencial poderá ser remanejada para outras funções, como análise de documentos.
(com Agência Brasil)