É falso que um vídeo em que dezenas de motocicletas são esmagadas por um trator tenha relação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Posts nas redes incluem a legenda “faz o L” sobre uma gravação feita em Nova York, em junho de 2022, quando a polícia destruiu cerca de 90 veículos em situação irregular que haviam sido apreendidos.
O vídeo descontextualizado acumula mais de 1,5 milhão de visualizações no TikTok e 1.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (15).
Um vídeo que mostra dezenas de motos sendo esmagadas por um trator tem circulado nas redes com a legenda “faz o L” para sugerir que a ação aconteceu por decisão do governo Lula. A gravação original, no entanto, foi publicada pela agência de notícias Reuters em junho de 2022 e mostra a destruição de veículos em situação irregular que foram apreendidos pela polícia de Nova York.
O homem que aparece de terno no início do vídeo é Eric Adams, prefeito de Nova York, que disse na época que as motos e os quadriciclos apreendidos e destruídos pela polícia eram “barulhentos, intimidadores e perigosos”. Sua gestão, em 2021, apreendeu cerca de 900 veículos ilegais.
Esta não é a primeira mentira sobre uma suposta ação do governo Lula contra motociclistas. No início do mês, circulou nas redes um vídeo mentiroso que dizia que o petista teria aumentado o preço do IPVA e que isso teria gerado protestos de motoristas em Manaus. A manifestação, na verdade, pedia pela regulamentação do serviço de transporte de passageiros por aplicativos em veículos de duas rodas, atualmente proibido na cidade.