Sindicato dos Metroviários de São Paulo e Metrô de SP não entraram em acordo
A greve do Metrô de São Paulo continua nesta sexta-feira (24), depois que o Sindicato dos Metroviários e a Companhia do Metropolitano de São Paulo não entraram em acordo. O rodízio de veículos está suspenso novamente. As linhas Azul, Verde e Vermelha operam em apenas alguns trechos. A linha Prata está fechada.
- Linha 1 – Azul: entre as estações Ana Rosa e Luz
- Linha 2 – Verde: entre as estações Clínicas e Alto do Ipiranga
- Linha 3 – Vermelha: entre as estações Santa Cecília e Bresser-Mooca
- Linha 15 – Prata: fechada
A paralisação começou à 0h de quinta (23) e causou transtornos na capital paulista. A cidade teve congestionamento recorde, além de estações e pontos de ônibus lotados. Em comunicado, o Metrô de São Paulo informou que “seguirá com plano de contingência para garantir o atendimento aos passageiros nesta sexta”.
Durante a madrugada desta sexta-feira, o Metrô apresentou uma nova proposta ao Sindicato dos Metroviários para encerrar a greve e o retorno de 100% do efetivo às atividades. A votação dos metroviários deve ocorrer em assembleia do Sindicato, às 7h.
A expectativa do Metrô é que o serviço possa ser totalmente reestabelecido. A proposta contempla o pagamento em abril de abono salarial no valor de R$ 2 mil e a instituição de um Programa de Participação nos Resultados de 2023, a ser pago em 2024.
Uma decisão liminar da Justiça determinou o funcionamento de 80% do serviço nos horários de pico (entre 6h e 10h e 16h e 20h) e 60% nos outros horários durante a paralisação.
Segundo o Metrô, essa medida não foi respeitada pelos grevistas. “A Companhia reforça que segue aberta ao diálogo para negociação, assim que a categoria retomar às atividades”, afirmou a companhia em nota.
CPTM funciona normalmente
Em nota, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que as cinco linhas de trens funcionam normalmente nesta sexta-feira.
Já as transferências para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo vão continuar fechadas nas estações que têm conexão com a CPTM até o fim da paralisação do Metrô.
“Na Estação Corinthians-Itaquera, para garantir a segurança dos passageiros, será realizado procedimento de contenção de fluxo na entrada, com as escadas rolantes desligadas”, afirmou no comunicado.
Ainda segundo a CPTM, o serviço Expresso Linha 10, que circula entre as estações Santo André e Tamanduateí, continuará suspenso já que a integração com o Metrô na Estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, vai estar fechada.