Em um dos cenários, o petista chega a abrir 33 pontos do segundo colocado
Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Ipespe mostra que Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (sem partido) e Márcio França (PSB) largaram na frente na disputa eleitoral para o governo de São Paulo. Guilherme Boulos (PSOL) e João Doria (PSDB), mesmo sendo pré-candidato à presidência, também aparecem na espontânea, seguidos de Geraldo Alckmin (sem partido) e Rodrigo Garcia (PSDB).
Estimulada 1
No primeiro cenário, o ex-prefeito de São Paulo empata com o ex-governador Alckmin. França e Boulos têm fôlego na corrida.
Estimulada 2
Sem Alckmin, Haddad desponta na frente e França chega aos 18 pontos percentuais.
Estimulada 3
Com Haddad fora do páreo, França assume a liderança das intenções. O ministro Tarcísio também aparece com 15%.
Estimulada 4
Sem França, o petista chega a 33% das intenções, seguido de Tarcísio. O governador Rodrigo Garcia, neste cenário, chega aos 7%.
Estimulada 5
Com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Alckmin, Haddad mantém 13 pontos percentuais de diferença do ministro Tarcísio, com apoio de Jair Bolsonaro (PL).
Probabilidade
A rejeição acompanha os líderes nas intenções de voto. O destaque é para o governador tucano e Tarcísio, que vão em busca do “voto útil”.
Presidente 1
O Ipespe revelou a margem de 6% de diferença entre Lula e Bolsonaro. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e Doria completam a lista.
Presidente 2
Na estimulada, a diferença entre Lula e Bolsonaro sobe para 8 pontos.
Avaliação 1
A maioria das pessoas ouvidas não aprovam a gestão de Bolsonaro.
Avaliação 2
Em São Paulo, o eleitorado se divide ao opinar sobre a gestão Doria.
A pesquisa
Realizada entre 14 e 16 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados mil eleitores acima de 16 anos em todo Estado de São Paulo. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais e para menos. A confiança é de 95,5%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o BR-08006/2022.