Claudine Gay, reitora da Faculdade de Artes e Ciências, será a primeira líder negra da universidade e a segunda mulher
A Universidade de Harvard anunciou que sua nova presidente seria Claudine Gay, reitora da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard. Ela será a primeira líder negra de Harvard e a segunda mulher a ocupar o cargo, sucedendo Lawrence S. Bacow.
“Claudine é uma líder notável, profundamente dedicada a sustentar e aprimorar a excelência acadêmica de Harvard”, disse Penny Pritzker, secretária do Departamento de Comércio dos EUA no governo do presidente Barack Obama e presidente do comitê de busca, em comunicado por escrito.
Gay assumirá o cargo em julho de 2023, no momento em que a universidade enfrenta uma decisão crucial da Suprema Corte que pode forçá-la a revisar seus processos de admissão de longa data, criticados por considerar fatores que favorecem candidatos brancos e ricos, ao mesmo tempo em que usam ações afirmativas para reforçar a matrícula de estudantes negros e hispânicos.
Como proponente de maior diversidade na contratação, bem como especialista em representação de minorias e participação política no governo, Gay pode ser ideal para a tarefa, disseram defensores.
Com a força desta instituição extraordinária atrás de nós, entramos em um momento de possibilidade, que exige uma colaboração mais profunda em toda a Universidade, em todas as nossas escolas notáveis”, disse Gay em um comunicado por escrito. “Há uma urgência para que Harvard se envolva com o mundo e traga um pensamento ousado, corajoso e pioneiro para nossos maiores desafios”, disse.