Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

OMS acredita que fim da pandemia está próximo

Segundo diretor-geral da organização, o mundo tem o menor índice de mortes por covid-19 desde março de 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou, nesta quarta-feira (14), entrevista semanal à imprensa. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que já é possível enxergar o fim da pandemia de covid-19, mas que ela ainda não terminou.

“Na semana passada, o número de mortes semanais relatadas por covid-19 foi o menor desde março de 2020. Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia. Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista. Um maratonista não para quando a linha de chegada aparece. Ela corre mais forte, com toda a energia que lhe resta. Nós também devemos. Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora. Mas agora é o pior momento para parar de correr”, disse o diretor-geral.

Globalmente, o número de novos casos semanais diminuiu 28% durante a semana de 5 a 11 de setembro de 2022, em comparação com a semana anterior, com mais de 3,1 milhões de novos casos relatados. O número de novas mortes semanais diminuiu 22% em comparação com a semana anterior, com pouco menos de 11 mil mortes relatadas. Até o dia 11 de setembro, mais de 605 milhões de casos foram confirmados e mais de 6,4 milhões de mortes foram relatados globalmente, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da OMS, divulgado nesta quarta-feira.

O diretor-geral da OMS alertou ainda que, caso o mundo não utilize essa oportunidade, corre sério risco do surgimento de novas variantes da covid-19, de mais mortes provocadas pela infecção e de ainda mais incerteza de cenários futuros. “Então, vamos aproveitar a oportunidade”, completou.

“Pedimos a todos os países que invistam em vacinas para 100% dos grupos de risco, incluindo trabalhadores da saúde e idosos”, reforçou Tedros, citando como prioridade manter a taxa de imunização em 70%. “Continuem testando a sequenciando o SARS-CoV-2, além de integrar a vigilância e os serviços de testagem para outras doenças respiratórias, incluindo a influenza”.

Cuidados ainda recomendados

Para fornecer abordagens alcançáveis ​​para atingir esses objetivos, a OMS produziu seis breves resumos de políticas baseados em orientações técnicas publicadas anteriormente. Eles descrevem ações essenciais que os formuladores de políticas nacionais e subnacionais podem implementar.

As ações incluem:

  • Testes de covid-19
  • Manejo Clínico da covid-19
  • Alcançar as metas de vacinação
  • Manter medidas de prevenção e controle de infecção em estabelecimentos de saúde
  • Construir confiança por meio da comunicação de riscos e do envolvimento da comunidade
  • Gerenciar a infodemia sobre a doença

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.