Até hoje, só os EUA, a antiga União Soviética, a China e a Índia haviam pousado na Lua
MONEY REPORT escolheu como Imagem da Semana o desenho que mostra a sonda SLIM, da agência especial japonesa, pousada na Lua, tornando-se a 5ª nação do mundo a conseguir esse feito, segundo dados iniciais da Jaxa, a Agência Espacial Japonesa. Os únicos que haviam conseguido até então eram Estados Unidos, União Soviética, Índia e China.
A missão, chamada de Moon Sniper, é parte dos esforços do país asiático para encontrar água na superfície lunar.
A missão é uma parceria entre a Agência Espacial Japonesa (JAXA) e a empresa espacial privada ispace. A sonda pesa cerca de uma tonelada e é equipada com um pequeno rover, chamado Rashdi, que foi desenvolvido pelos Emirados Árabes Unidos.
O rover Rashdi é equipado com câmeras, sensores e um espectrômetro para analisar a composição da superfície lunar. Ele deve começar a explorar a cratera de Atlas nas próximas semanas.
Corrida espacial
Mais de 50 anos após o ser humano chegar à Lua, diversos países e empresas privadas tentam alcançar o feito. No entanto, muitos terminam em explosões, falhas de comunicação e outros problemas técnicos.
Em abril do ano passado, a startup ispace tentou se tornar a primeira empresa privada a chegar à Lua. Ela perdeu a comunicação com sua espaçonave após um “pouso forçado”.
Sucesso de pouso reverte má fase do setor aeroespacial japonês. Isso porque o país acumula duas tentativas de pouso e vários lançamentos de foguetes mal-sucedidos. Em 2022, o Japão enviou, sem sucesso, a sonda lunar Omotenashi como parte da missão americana Artemis 1.