Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

JN é alvo da 1º deepfake das eleições

MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana o vídeo que circula nas redes sociais com imagens do Jornal Nacional que mostram o presidente Jair Bolsonaro (PL) superando o ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto da pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (15).

O vídeo é falso. Segundo a jornalista Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa, essa é a primeira deepfake do período oficial de campanha eleitoral de 2022. Deepfake é uma técnica que permite mostrar o rosto de uma pessoa em fotos ou vídeos alterados com ajuda de inteligência artificial.

O vídeo usa um áudio manipulado da apresentadora do JN Renata Vasconcellos. Ela diz: “Jair Bolsonaro, do PL, tem 44%. Com a margem de erro de 42% a 46%. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparece com 32%. Com a margem de erro, de 30% a 34%”. A narração é acompanhada pela imagem adulterada de um gráfico que exibe os mesmos números errados. A montagem é tão óbvia, que apresenta na parte infeiror, sob um fundo verde e amarelo, um dos lemas do presidente: “Deus, pátria e família”.

Conforme Tardáguila, que é colunista do UOL, o vídeo é uma alteração da edição de 15 de agosto. Os dados verdadeiros da pesquisa Ipec, mostram que Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Bolsonaro, com 32%.

O Ipec confirmou que o vídeo apresenta dados falsos e afirmou em nota que vai denunciar o conteúdo: “É falso o vídeo que circula em redes sociais e grupos de whatsApp onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 44% das intenções de voto e o ex-presidente Lula, do PT, com 32%, segundo dados do Ipec e com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo”. E segue: “A pesquisa, divulgada dia 15, mostra exatamente o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 32%. O Ipec está denunciando o vídeo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis”.

Em nota, a TV Globo também afirmou que o vídeo é falso e que o Ipec está “denunciando a peça de desinformação no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis”.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.